sábado, 21 de janeiro de 2012

ALGOZ DA MARINHA MERCANTE DO BRAS. POST 9

O ALGOZ DA MARINHA MERCANTE DO BRASIL


A história do capitão   Harro Schacht (1907 – 1943 )   da Kriegsmarine  alemã confunde-se com a própria história  do  U-507 , seu primeiro e único submarino ( Unterseeboot ) que comandou .
Sob o  comando de Schacht , em 15 meses de operação ( entre 1942 e 1943 )  , o U-507 afundou 19 navios mercantes de várias nacionalidades , totalizando 77.143 toneladas .
O Unterseeboot 507 ( U – 507 ) foi um avançado submarino alemão do Tipo IXC de longo alcance , que atuou durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 4 de julho de 1942 , Schacht  comandando o U-507 , partiu para a costa do Brasil onde em agosto  ,  num espaço de apenas  três dias , torpedeou  seis navios  brasileiros ( Baependi, Araraquara, Aníbal Benévolo, Itagiba, Arará e Jacira ),entre os Estados da Bahia e de Sergipe, , causando a morte de 607 pessoas .
Tais ataques, onde morreram civis inocentes  – dentre os quais, mulheres e crianças – causaram funda comoção e indignaram a opinião pública brasileira , a qual exigiu uma declaração de guerra à Alemanha . Em 31 de agosto, Getúlio Vargas  formalmente declarou estado de beligerância contra as potências do Eixo.
Em janeiro de 1943 , o U-507 estava operando  no litoral do nordeste brasileiro , entre os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.
No dia 13 desse mês , um hidro-avião Catalina PBY – 10 do Esquadrão VP-83 , da patrulha antisubmarina  da Base Aérea de Natal ,  comandada pelo Tte. - Aviador norte-americano Lloyd Ludwig,  avistou o U -507 navegando na superfície  das costas do Ceará .
Em  vôo rasante, o avião despejou quatro cargas de profundidade e o U-507 foi ao fundo , levando consigo seu capitão , 53 tripulantes e quatro prisioneiros britânicos .
Quatro dias antes de morrer, junto com toda a tripulação de seu submarino, Schacht  recebera a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro . Em 1º de janeiro de 1944 , foi postumamente promovido a Capitão - de –Fragata .



Um comentário:

  1. Caríssimo Francisco Faria,

    Há tempos que tentamos contato com o amigo e o seu e-mail sempre retorna. Me envie seu e-mail e o endereço postal para que possamos enviar seus livros.

    Forte abraço!
    Thomas Bruno Oliveira
    SOCIEDADE PARAIBANA DE ARQUEOLOGIA

    ResponderExcluir