terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RECIFE NA II GUERRA MUNDIAL POST 13

RECIFE NA II GUERRA MUNDIAL







No 1º mês da II Guerra Mundial , no litoral pernambucano, foi afundada a 1ª embarcação inglesa no Atlântico Sul – o navio  mercante britânico Clement  vítima do encouraçado  alemão Graff Spee. A tripulação inglesa foi resgatada e levada para o Recife ( 30.set.39 ) . A cidade começava a entrar na História da II Grande Guerra .


Em 1941, quando o Brasil ainda era  neutro, os americanos reconheceram a posição estratégica da capital pernambucana : a geografia destinava o Porto do Recife para um papel fundamental na proteção da rota de  navios  que transportavam matérias-primas e produtos estratégicos ao longo do Atlântico Sul .



Em 24 de março de 1941 ,  os Estados Unidos instalaram em Recife a III Força-Tarefa , embrião da IV Frota Americana , responsável por escoltar navios mercantes ao longo do Atlântico Sul .



O ataque japonês à base aérea de Pearl Harbor, no Havaí,  ( 7 de dezembro de 1941 ) , fez com que a presença americana no Recife aumentasse .



Quatro dias após a ofensiva nipônica, os EUA enviaram 9 aviões Catalinas (PBY)  e 150 fuzileiros ao Brasil, sendo 50 para a capital pernambucana. Havia o receio de que a Alemanha de Hitler, que em julho de 1940 ocupara  a França, dominasse o norte da África e invadisse o território do nordestes brasileiro a partir de Dacar .



Após a declaração de Guerra do Brasil contra o Eixo ( 22 de agosto de 1942 ) o Recife se tornava oficialmente sede do Comando da IV Frota Americana, liderada pelo almirante americano Jonas Ingram.



A IV Frota chegou a contar com  28.000  marinheiros americanos. Esta esquadra de guerra, cuja área de cobertura se estendia até Trinidad e Tobago, na América Central, era composta por 159 navios americanos fixos, 28 temporários e 40 embarcações brasileiras, incluindo 23 destróieres, que realizavam patrulha submarina.



O porto de Recife vivia intensa movimentação naval com inúmeros navios militares ou civis dos países Aliados chegando e partindo  todos os dias . Também tripulações e naúfragos de navios torpedeados eram ali acolhidos .



Contudo , um único navio de guerra ,  permaneceu no local o tempo inteiro: o encouraçado São Paulo, verdadeira fortaleza flutuante que abrigava 1,2 mil militares ; remanescente da I Guerra Mundial e um tanto obsoleto para a guerra  moderna , o navio  ficou perto da costa, fazendo a proteção do porto com seus  8 potentes canhões de grosso calibre .

O  Recife devido à sua posição estratégica , além de  Base Naval , também  foi a 2ª  Base Aérea americana mais  importante  em todo o Brasil , depois daquela de Parnamirim  (RGN) a maior que os Estados Unidos estabeleceram fora de seu território , durante a II Guerra Mundial .








segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PARNAMIRIM FIELD POST 12

PARNAMIRIM FIELD  -  O TRAMPOLIM DA VITÓRIA



Em julho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) , o governo de Getúlio Vargas assinou  um acordo de defesa mútua que cedia áreas para a instalação de bases ( aérea e naval ) norte-americanas no Nordeste do Brasil .

Em 2 de março de 1942 o governo brasileiro criou, por meio de um decreto, a Base Aérea de Natal (RGN) , onde foi   construído o  campo de aviação Parnamirim .

 O  Parnamirim Field , tornou – se  o maior campo de aviação e base de operações militares que os Estados Unidos viriam a ter, durante a Segunda Guerra, fora do seu território.

Em termos estratégicos, Parnamirim Field foi a base de um triângulo que apontava para o teatro de operações ( o norte da África e o sul da Europa ), onde o destino  dos aliados contra os nazistas estava sendo decidido .

Parnamirim recebeu milhares de  aviões de guerra  a caminho dos “ fronts ” do  norte da  África , Oriente Médio, Itália, China, Birmânia  e Índia .

 As  primeiras Super Fortalezas Voadoras (  B-29 ) a bombardear o Japão, do 40th Bomb Group, tiveram que passar por Natal para chegar em bases aliadas na China .

Em Parnamirim Field , estima-se que pelo menos 100 pousos e decolagens  ocorressem diariamente, com relatos de até 300 em dias de pico, resultando numa média de 3 minutos a cada decolagem.

Um fato  curioso é que a dificuldade de navegação aérea  entre o Brasil e a África por  dificuldades  tecnológicas  à época , exigia  decolagens apenas à noite, pois a navegação se orientava  pelas estrelas, a exemplo dos primeiros navegadores.

A importância estratégica da Base Áérea de Parnamirm    fez com que ela fosse considerado pelos americanos como o “ Trampolim da Vitória” .

O BRASIL NA I GUERRA MUNDIAL POST 11

O BRASIL NA I GUERRA MUNDIAL



A Primeira Guerra Mundial  foi um conflito  ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918 .

A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente ( liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo Estados Unidos e as Potências Centrais ( liderada pelo Império Alemão , Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano) .

Em 28 de julho de 1914 eclode a 1ª.Guerra Mundial .



Em 4 de agosto do mesmo ano , o Brasil oficialmente declara sua neutralidade .

As  relações de neutralidade entre Brasil e o Império Alemão foram deterioradas  pela decisão alemã de autorizar seus submarinos a afundar qualquer navio que entrasse nas zonas de bloqueio .

No dia 5 de abril de 1917  , o vapor brasileiro Paraná, um dos nossos  maiores navios mercantes , carregado de café,  foi torpedeado por um submarino alemão no Canal da Mancha  e três brasileiros foram mortos .

No dia 11 de abril de 1917 o Brasil rompe relações diplomáticas com o bloco germânico .

Em 20 de maio, o navio "Tijuca" foi torpedeado perto da costa francesa.

No dia 23 de outubro de 1917, o cargueiro "Macau",  foi torpedeado por um submarino alemão, perto da costa da Espanha.

Indignados ,  populares exigiam uma resposta enérgica das autoridades do Brasil ao torpedeamento dos nossoa navios.

Em 26 de outubro de 1917 , com a generalizada pressão popular contra a Alemanha, o país declarou guerra à Aliança Germânica.

A abertura dos portos brasileiros aos Aliados foi uma da primeiras atitudes do Brasil .  A Esquadra brasileira foi empregada no patrulhamento e na  guerra anti-submariana no Atlântico e a Divisão Naval  incorporou-se à esquadra britânica(  Royal Navy )  em Gibraltar.

 O Governo brasileiro enviou também  uma Missão Médica  para atuar em hospitais de campanha , um contingente de sargentos e oficiais para servirem junto ao exército francês e aviadores do Exército e da Marinha para se juntarem à Força Aérea Real ( RAF ) .

Em 11 de novembro de 1918 , termina a I Guerra Mundial com a vitória dos Aliados .

O Brasil por sua contribuição à vitória conseguiu assento na Conferência de Paz de Paris , que deu origem ao Tratado de Versalhes .

Nosso país conseguiu da Alemanha o pagamento com juros , do café perdido com os navios torpedeados e mais a posse de  70 navios  apreendidos em águas territoriais brasileiras .


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

LEI PARA INGLÊS VER - POST 10

LEI PARA INGLÊS VER



Após a Revolução Industrial, a Inglaterra passou a contestar a escravidão , interessada em ampliar o mercado consumidor de seus produtos, no Brasil e no mundo .

A Lei , Act ou  Bill  Aberdeen, foi uma legislação da Grã-Bretanha ( 1845 )  que proibia o comércio de escravos entre a África e a América , dando o poder aos navios ingleses de abordarem , aprisionarem ou afundarem navios de países que faziam o tráfico de escravos .

Em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que proibia o tráfico negreiro ; não obstante , o tráfico continuou , mas de modo dissimulado . A Lei que não foi obedecida teria sido criada apenas “ para inglês ver” .






sábado, 21 de janeiro de 2012

ALGOZ DA MARINHA MERCANTE DO BRAS. POST 9

O ALGOZ DA MARINHA MERCANTE DO BRASIL


A história do capitão   Harro Schacht (1907 – 1943 )   da Kriegsmarine  alemã confunde-se com a própria história  do  U-507 , seu primeiro e único submarino ( Unterseeboot ) que comandou .
Sob o  comando de Schacht , em 15 meses de operação ( entre 1942 e 1943 )  , o U-507 afundou 19 navios mercantes de várias nacionalidades , totalizando 77.143 toneladas .
O Unterseeboot 507 ( U – 507 ) foi um avançado submarino alemão do Tipo IXC de longo alcance , que atuou durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 4 de julho de 1942 , Schacht  comandando o U-507 , partiu para a costa do Brasil onde em agosto  ,  num espaço de apenas  três dias , torpedeou  seis navios  brasileiros ( Baependi, Araraquara, Aníbal Benévolo, Itagiba, Arará e Jacira ),entre os Estados da Bahia e de Sergipe, , causando a morte de 607 pessoas .
Tais ataques, onde morreram civis inocentes  – dentre os quais, mulheres e crianças – causaram funda comoção e indignaram a opinião pública brasileira , a qual exigiu uma declaração de guerra à Alemanha . Em 31 de agosto, Getúlio Vargas  formalmente declarou estado de beligerância contra as potências do Eixo.
Em janeiro de 1943 , o U-507 estava operando  no litoral do nordeste brasileiro , entre os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.
No dia 13 desse mês , um hidro-avião Catalina PBY – 10 do Esquadrão VP-83 , da patrulha antisubmarina  da Base Aérea de Natal ,  comandada pelo Tte. - Aviador norte-americano Lloyd Ludwig,  avistou o U -507 navegando na superfície  das costas do Ceará .
Em  vôo rasante, o avião despejou quatro cargas de profundidade e o U-507 foi ao fundo , levando consigo seu capitão , 53 tripulantes e quatro prisioneiros britânicos .
Quatro dias antes de morrer, junto com toda a tripulação de seu submarino, Schacht  recebera a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro . Em 1º de janeiro de 1944 , foi postumamente promovido a Capitão - de –Fragata .



BREVE HISTÓRIA DA NICOTINA POST 8

BREVE HISTÓRIA DA NICOTINA



Tabaco é o nome comum dado às plantas do gênero Nicotiana L. (Solanaceae) , das quais é extraída a substância chamada nicotina.

Os povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes curativos e usavam-no em cerimônias religiosas .

No Brasil, no início do século XVI , os primeiros portugueses a desembarcarem no país já encontraram o cultivo de fumo em quase todas as tribos indígenas .

Para os índios brasileiros, o uso do fumo  geralmente era exclusivamente destinado aos pajés e limitado a ritos mágico-religiosos, como no chamamento aos deuses , nas predições e sessões  de terapia ( pajelanças ) .

Entre os indígenas, o fumo era consumido  comido, bebido , mascado, aspirado ( rapé )  e fumado , mas o hábito de fumar  acabou se difundindo universalmente .

Em 1560 , Jean Nicot ( 1530 – 1600 ?) foi nomeado embaixador da corte da França em Portugal .
Num jardim botânico de Lisboa , Nicot , que conhecia o uso terapêutico do tabaco pelos ameríndios , deparou-se com pé de tabaco e recebeu dele  algumas sementes .  Após retornar à França , dedicou-se ao plantio e testes terapêuticos com o tabaco .
Por sua indicação , a rainha consorte Catarina de Médici ( 1519 – 1589 ) aspirou o tabaco em pó que curou – a de persistentes crises de enxaqueca .
O sucesso do tratamento propagou-se imediatamente , com o que , a nicotina passou a ser considerada uma panacéia , e o hábito de fumar espalhou-se rapidamente por toda a Europa , chegando a ser catalogadas 59 doenças que se poderiam curar com o fumo .
A palavra "tabaco" originou-se do termo taino ( Caribe ) tabaco, que designava o tubo em forma de "y" com que estes índios fumavam a erva .
O seu nome científico , Nicotiana  , foi dado em homenagem a Jean Nicot, o introdutor da planta como medicamento  na França e Europa .

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ATLAS DO BRASIL HOLANDÊS POST 7

UM RARO ATLAS DO BRASIL HOLANDÊS



Um raríssimo documento histórico , inédito por séculos finalmente  foi publicado  -   um detalhado atlas do litoral do nordeste brasileiro ,  produzido durante a ocupação holandesa no século 17  (1630 – 1654 ) .



O manuscrito , intitulado “ A Breve Descrição da Costa do Brasil e mais Alguns Lugares” estava praticamente escondido no Arquivo Nacional Holandês , em Haia , mas foi descoberto em 2007 ,  pelos atuais editores Cristina Ferrão e José Paulo Monteiro Soares .



O Atlas contém 45 mapas manuscritos e aquarelados .

A obra  que teve autoria coletiva , deve ter sido composta em torno de 1644 e coordenada por João Cornelisz Lichthardt e Georg Marcgrave , a mando do governador holandês Maurício de Nassau .

Lichthart foi um importante almirante que tentou em vão conquistar a cidade de Salvador em 1641 . Marcgrave era um notável cartógrafo e naturalista , autor de um  pioneiro livro sobre a natureza do Brasil , “Historia Naturalis Brasiliae”.

Além de  detalhes sobre a hidrografia , o atlas inclui textos sobre as povoações , os habitantes , a fauna e a flora do Nordeste do Brasil .

A obra foi publicada por Kapa Editorial .

domingo, 15 de janeiro de 2012

NASSAU POST 6

NASSAU



João Maurício de Nassau-Siegen ou simplesmente Nassau ( 1604 – 1679 ) , cognominado "o Brasileiro",  foi um administrador eficiente , e sob sua gestão ( 1637-1644 ) o domínio neerlandês no Brasil consolidou – se , prosperou e atingiu o auge.

Nassau conseguiu durante a maior parte de  sua profícua  gestão conciliar os interesses econômicos da Cia. das Índias Ocidentais ( WIC ) e dos senhores de engenho de açucar do Nordeste do Brasil .

Ele trouxe para o Brasil pintores , naturalistas e cientistas transformando Recife ( Cidade Maurícia ) numa cidade cosmopolita e plural ; foram  criados  o 1º Observatório Astronômico e o 1º Museu Marítimo do Brasil .

Nassau , ele próprio um calvinista , garantiu a liberdade religiosa para protestantes , católicos , e ,  dentro de certos limites para os judeus  provenientes de várias partes da Europa .

Nassau também introduziu no Brasil a política do livre – comércio.

Consolidada a ocupação militar de Pernambuco, Nassau  expandiu a conquista com a anexação do litoral das Capitanias do Ceará, Sergipe e Maranhão, mas fracassou na tentativa de conquistar a Bahia (1639 ) .

Seus êxitos militares  inegáveis foram a defesa do Brasil Holandês contra o ataque da armada luso-espanhola em 1640 e a conquista de Angola , São Tomé e do Maranhão em 1641 . Luanda e Benguela fornecedoras de mão de obra escrava tornaram – se enclaves holandeses na África .

O  governo nassoviano está associado ao planejamento urbano de Recife,  caracterizada pela liberdade de circulação por meio de pontes e de ruas pavimentadas e traçadas geometricamente, mercados e praças bem plantadas .

Após sete anos de governo , Nassau  mesmo tendo desenvolvido uma política conciliadora e tolerante, não conseguiu impedir  divergências insuperáveis entre sua forma de administrar  e os lucros esperados pela WIC .

Após deixar o cargo e substituido por uma junta governativa , retorna à Europa , em 23 de maio de 1644.

Em 26 de janeiro de 1654 os holandêses são expulsos do Brasil .

ESTANCO POST 5

ESTANCO









Texto :



“A extração do pau-brasil foi declarada estanco” .



Que significa estanco ?



Estanco é o monopólio sobre um produto , exercido de forma legal por um governo .



Por exemplo , a exploração do pau-brasil era um estanco ,um monopólio da Coroa de Portugal .



Esse direito podia ser outorgado a um arrendatário que passava a explorar o negócio com seus próprios meios e arcar com todos os riscos do empreendimento .



Portugal arrendou o direito de exploração do pau-brasil a um consórcio de mercadores de Lisboa , liderado por Fernando de Noronha ou Fernão de Loronha .

Em 1682 , numa outra ocasião histórica , a Coroa lusa instituiu a Companhia do Comércio do Maranhão que deteria o estanco ( monopólio ) de todo o comércio da região por um período de vinte anos , uma das causas da Revolta dos Irmãos Beckman .



sábado, 14 de janeiro de 2012

JEAN DE LÉRY POST 4

JEAN DE LÉRY





Jean de Léry , (* 1534 / + 1613 ) , foi um pastor, missionário protestante , escritor francês e membro da igreja reformada de Genebra , durante a fase inicial da Reforma Calvinista .



Em 1556 , o jovem Jean de Léry embarca como missionário protestante para a recém-criada colônia francesa de Fort-Coligny, na baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil. Aqui , Nicolas Durand de Villegaignon fundara a França Antártica , mas , católico , não acolheu bem os missionários protestantes e expulsou-os da colônia 8 meses depois , acusando – os de heresia . Após dois meses vivendo em companhia dos índios tupinambás, Jean de Léry e alguns dos seus companheiros decidiram regressar à França. Os que optaram em ficar em Fort-Coligny acabaram massacrados por ordens de Villegaignon.
A viagem de regresso à França foi atribuladíssima num navio em precário estado e sem alimentos . Sem suspeitarem , os missionários levavam consigo uma carta, em que Villegaignon ordenava a prisão e execução imediata destes , mas as autoridades francesas, igualmente protestantes , ignoraram a ordem fatal .


“Massacre de São Bartolomeu”



Em 24 de agosto de 1572 , Jean de Léry estava em Sancerre , quando se deu o Massacre de São Bartolomeu , em que os católicos perseguiram ferozmente e assassinaram os protestantes. O cerco à cidade foi prolongado e Léry ensinou aos seus companheiros alguns truques de sobrevivência que aprendera com os Tupinambás do Brasil. Desta experiência nasceram os seus dois livros: História Memorável do Cerco de Sancerre e História Memorável da Cidade de Sancerre publicados dois anos mais tarde .



“História de uma Viagem às Terras do Brasil”



Em 1578 , Léry publica , após inúmeros contratempos o seu livro mais famoso , História de uma Viagem às Terras do Brasil, uma obra-prima da etnografia. Nessa obra , além do relato de dramáticas experiências aqui vividas , Léry faz precisas descrições da natureza, da terra, e dos índios. Nos anexos , coloca a transcrição de duas músicas indígenas – sendo esse o primeiro documento da música indígena que se conhece .



Léry vesus Thévet



Em 1567 , a França Antártica foi conquistada pelos portugueses que em seu lugar criaram a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

André Thévet , um frade franciscano francês , acusou os protestantes pelo fracasso da colônia , em seu livro "Cosmografia Universal" , de 1575 . Em resposta a essa acusação e atendendo a pedidos de amigos , Léry permitiu que seu diário de viagem fosse publicado com o título "Histoire d'un voyage faict en la terre du Brésil ".



Jean de Léry viveu os seus últimos anos de vida como pastor religioso em Genebra , Suiça , onde faleceu em 1613 .




 

ANDRÉ THÉVET POST 3

ANDRÉ THÉVET








Frei André Thévet , ( * 1502 / + 1590) , foi um frade franciscano francês, explorador, cosmógrafo e escritor que viajou ao Brasil no século XVI , tendo escrito obras sobre os costumes da nossa terra , naquele época .


Em novembro de 1555 , André Thévet chega ao Rio de Janeiro , na frota do Almirante Nicolas Durand de Villegagnon , vindo para fundar a “França Antártica” , a colônia brasileira tentada pelos franceses (1555 -1560 ) .

Em janeiro de 1556 , Thévet regressa à França por motivos de doença , após observar a Natureza e os tupinambás , indígenas da Baía de Guanabara .




Em 1558 , Thévet torna-se cosmógrafo e cartógrafo do rei da França, Henrique II .


Nesse mesmo ano é publicada em Paris ,de autoria de Thévet , “As Singularidades da França Antártica” ( “Les Singularitez de la France Antarctique” ) , obra ilustrada com 41 xilogravuras. Ainda nessa obra, ele culpa os huguenotes ( calvinistas franceses ) pelo fracasso da colônia da França Antártica em 1560 . Esta acusação , justificou a obra "Histoire d'un voyage faict en la terre du Brésil", escrita pelo calvinista e seu contemporâneo Jean de Léry .


Em 1575 , Thévet publicou "La cosmographie universelle d´André Thévet, cosmographe de Roy", um livro em 4 tomos, ilustrado com 228 gravuras , sendo um deles dedicado aos tupinambás .


André Thévet ao lado de Jean de Léry , integra o par dos primeiros francêses a escrever sobre o Brasil quinhentista .









DEGREDADOS DO BRASIL COLÔNIA POST 2

DEGREDADOS DO BRASIL COLÔNIA



Degredo é o estado de estar longe da própria nação e pode ser definido como o exílio ou expatriação, voluntária ou forçada de uma pessoa . Também pode-se utilizar as palavras, banimento ou desterro .

Os degredados desempenharam um papel importante na era dos Descobrimentos Portugueses e tiveram uma grande importância no estabelecimento inicial de colônias na Ásia, África e Brasil .

A maioria dos degredados portuguêses eram criminosos comuns, embora muitos fossem presos políticos ou religiosos ( Cristãos-Novos ) , sentenciados pela Justiça .

Nos primeiros anos das Descobertas Portuguesas , as caravelas habitualmente levavam um pequeno número de degredados. Numa praia desconhecida, o degredado era geralmente desembarcado em primeiro lugar, para testar se os habitantes nativos eram hostis , construir relações de amizade e coletar informações estratégicas . Também podiam ser incubidos de ajudar a estabelecer pontos de “aguada”( fornecimento de água potável ) e de armazéns , servir como trabalhadores braçais ou guarnecer um forte.

Se os degredados cumprissem bem suas missões , podiam ganhar a comutação ou indulto das penas .

Degredados no Brasil

Muitas das colônias do Brasil foram originalmente fundadas com colonos degredados .

Em 1500 , a esquadra de Cabral deixou no Brasil dois degredados .

Em 1536 , Vasco Fernandes Coutinho transportou cerca de 70 degredados para fundar o Espírito Santo.

Em 1549 O Governador Geral Tomé de Sousa levou cerca de 400 a 600 degredados para estabelecer Salvador, a 1ª capital do Brasil Colonial,

Degredados Famosos : O “Bacharel” e João Ramalho .


Em 1502 , o Bacharel da Cananéia , um misterioso cristão-novo foi abandonado na costa do sul do Brasil e passou a ser um chefe entre os índios Carijó . Em 1533, o "Bacharel" liderou um ataque para saquear e destruir a colônia portuguêsa de São Vicente.

Em 1511 , João Ramalho ( que foi um degredado ou um náufrago) estabeleceu –se no sul do Brasil como um líder não – índio entre os Tupiniquim , do planalto de Piratininga ( São Paulo ) .

Ao contrário do “Bacharel”, hostil aos lusos , Ramalho ajudou os portugueses a estabelecerem-se em São Vicente (1532) e mais tarde em São Paulo (cerca de 1550) .

Pe. ANTONIO VIEIRA POST 1

Pe.  ANTONIO VIEIRA





O padre Antonio Vieira ( 1608 – 1697 ) foi um jesuíta missionário , escritor , orador sacro , diplomata e estadista luso-brasileiro , considerado um luminar da literatura portuguesa do Barroco .



Vieira é tido como um dos homens mais notáveis do mundo luso-brasileiro do século XVII e que praticamente governou Portugal , à sombra do Rei D.João IV , tal como o cardeal Richelieu fez na França  do Rei Luís XIII .



Nenhum europeu teve naquela época uma visão tão abrangente sobre a Europa e o Ultramar colonizado ; Vieira enfrentou o provincianismo dos administradores de Lisboa “ que nunca tinham saído daquele canto do Mundo” . Fóra a sua vinda inicial ao Brasil , Vieira atravessou o Atlântico quatro vezes .



Ao longo de sua profícua vida Vieira conviveu com índios , escravos africanos e brancos no Brasil  , e na Europa com políticos de Lisboa , diplomatas de Paris, Amsterdã ,cardeais do Vaticano , comerciantes , nobres e plebeus  .



Vieira  combatia a escravidião dos índios brasileiros , mas paradoxalmente , considerava a servidão dos negros africanos legal e legítima ; era implacável com os escravos fugidos do quilombo de  Palmares mas defendia enfaticamente os indígenas fugitivos dos  colonos  de São Paulo .



Vieira mostra-se filo - semita , respeitando os judeus e o judaísmo . Ele  defendia que aqueles judeus portuguêses que não tinham sido expulsos e que convertidos mais ou menos superficialmente ao cristianismo   ( Cristãos - Novos ) deviam reconquistar  a plenitude dos seus direitos de cidadania ,  algo que colidia  frontalmente  com o  pensamento e a ação da Inquisição  lusitana .



Assim , o mal seria utilizado para combater o mal , ou

seja , o dinheiro dos judeus portugueses seria usado  contra os hereges dos Países Baixos .  Os fins justificariam os meios , pois para o jesuíta   a bondade das obras está nos fins, e não nos instrumentos ; as obras de Deus, todas são boas; os instrumentos de que se serve, esses sim, podem ser bons e maus ”.

O Pe. Antonio Vieira ,  advogava  a todo o transe a idéia da paz com a Holanda ,  escrevendo em 1648  um polêmico parecer , que teve o título de “Papel Forte, que lhe deu D. João IV. por achar  fortíssima  a sua argumentação.

Neste  documento , Vieira  propôs  que Portugal entregasse a região do Nordeste à Holanda  que considerava  uma inimiga  militarmente invencível  , também porque   gastava – se  dez vezes mais com sua manutenção  do que o que se  obtinha  em contrapartida ,  e outros argumentos .

Cronologia breve :

Em 1608 nasce  Antonio Vieira ,  em Lisboa .

Em 1614 , Antônio Vieira chega com sua família à Bahia, onde  seu pai passa  a trabalhar como escrivão no Tribunal da Relação da Bahia . Inicia os primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador .

Em 1634 é ordenado padre .   

Em 1641 após a Restauração da Independência (1640),  regressa  à  Lisboa onde  conquista a admiração ,  amizade e a confiança de João IV de Portugal , sendo por ele nomeado embaixador.

Em 1646 , como diplomata , é enviado aos Países Baixos para negociar a devolução do Nordeste do Brasil à Holanda  e , no ano seguinte vai  à França.

Em 1648 redige o famoso parcer denominado “Papel Forte” .

Em 1652 volta ao Brasil , como missionário no Maranhão e Grão - Pará , sempre defendendo a liberade dos índios .

Em 1654  , o padre Antônio Vieira parte para Lisboa, para  defender junto ao monarca os direitos dos indígenas escravizados , contra a cobiça dos colonos portugueses do Maranhão .

Em 1661 a  Cia. de Jesus é expulsa do Maranhão ; Vieira retorna  a Portugal, onde é perseguido e processado pela Inquisição  . Parte  para Roma, onde obtém   a revisão de seu processo no Vaticano .

Em 1681 decide  retornar  para o Brasil , onde  dedica-se  à tarefa de continuar a coligir os seus escritos Sermões ( 200 ) e Cartas ( 500 ) .

 Falece  na Bahia , em 18 de julho de 1697, com 89 anos.