segunda-feira, 30 de abril de 2012

PADRES VOADORES DO BRASIL

OS PADRES VOADORES



DO BRASIL



Na História do Brasil há dois jesuítas  cognominados  padres voadores”.

Um deles   foi  Leonardo Nunes ( 1490  1554)  um jesuíta português, vindo  para o Brasil na 1ª Missão chefiada por Manuel da Nóbrega em 29 de março de 1549, trazidos pelo 1º Governador Geral do Brasil – Tomé de Souza.

Leonardo Nunes atuou  em São Vicente (SP) onde foi o primeiro missionário , trazendo  para cá as primeiras noções da religião cristã e, com auxílio dos portugueses, edificou igreja e seminário .


Mais conhecido como “Abarebebê" ( padre voador ), nome dado pelos índios, justificado por uma capacidade incomum  a de estar em lugares diferentes , não importando a distância, em tempo considerado extraordinário por quantos o presenciaram . Para os silvícolas  não poderia haver outra explicação, senão  a capacidade de voar.

O outro “padre voador” foi Bartolomeu Lourenço de Gusmão, ( 16851724)  jesuita , cientista , inventor , nascido na capitania de São Vicente ( Santos , SP) . Em Lisboa ele pediu patente para um “instrumento para se andar pelo ar” – que se revelaria ser, mais tarde, o que hoje se conhece por aeróstato ou balão a qual foi concedida no dia 19 de Abril de 1709.  O invento, com formato de pássaro, ficou conhecido como “Passarola”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário