sexta-feira, 20 de abril de 2012

MANDIOCA, DÁDIVA DO BRASIL POST


MANDIOCA ,



DÁDIVA NATIVA  



DO BRASIL



A  mandioca ( Manihot ) por suas qualidades nutricionais está para os aborígenes brasileiros como o milho ( Zea mays ) para o nativos habitantes da Mesoamérica , ambos nativas das Américas .Yum Kaax era o Deus – Milho dos Maias .

Mandioca é o nome pelo qual é conhecida a espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot , composto por diversas variedades de raízes comestíveis ( tubérculos ) .

Trata-se de um arbusto nativo da  mais remota região do oeste do Brasil ( sudoeste da Amazônia ) e que , antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até a Mesoamérica ( Guatemala, México ).

Os antigos cronistas portugueses relataram   que os índios brasileiros  conseguiam fazer sete tipos de farinha de mandioca .

No Brasil Colônia , foi um dos principais alimentos utilizados pelos colonos. Em forma de farinha, integrava vários pratos, como bolo, beiju, sopa, angu e, às vezes, misturada apenas com água ou com feijão e carne, quando havia.

A mandioca no Brasil, possui muitos nomes, segundo as  diferentes regiões, tais como: mandioca-brava - a que contém o venenoso ácido cianídrico ( Manihot esculenta ) – e mandioca mansa ( Manihot utilíssima ) aipim, castelinha, macaxeira, mandioca-doce,  maniva, maniveira, pão-de-pobre, etc .

Existem duas  variedades da planta , a   mandioca-brava ou  mandioca amarga ( M.esculenta ), e a mandioca mansa ou mandioca doce ( M.utilísima ) de acordo com a presença de ácido cianídrico  ; esta contem menos cianeto que a primeira e portanto ,pode ser usada como alimento sem o necessário preparo para neutralizá –lo .

Todas as mandiocas contém maior ou menor teor, de um tóxico , o glicosídeo cianogenético  chamado manihotoxina



Recomenda-se para evitar a intoxicação aguda por ingestão da mandioca brava ,  que ela seja descascada, dividida em fragmentos, submetendo-os à ação do sol por 1 hora e, depois, proceder a fervura.

A ingestão da mandioca-brava ( M.esculenta ) sem estes cuidados causa um quadro clínico semelhante ao da intoxicação pelo ácido cianídrico que pode levar à morte .



“Mandioca”  origina-se de  mãdi'og , "Aipim" de  ai'pi' , "Macaxeira” de maka'xera e"Maniva" de  mani'iwa ,todos termos tupis .

No Brasil, a raiz tuberosa da mandioca foi e é consumida de várias formas .

Há muitos tipos de farinha de mandioca, que são resultantes da ralagem, prensagem e secamento da raiz da mandioca, e a farinha de tapioca ou polvilho, que é feita com o fino amido proveniente da decantação do caldo prensado da massa de mandioca.

 No Brasil Colônia , foi um dos principais alimentos utilizados pelos índios , escravos africanos e colonos . Em forma de farinha, integrava vários pratos, como bolo, beiju, sopa, angu e, às vezes, misturada apenas com água ou com feijão e carne, quando havia .









Nenhum comentário:

Postar um comentário