quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIA DA VITÓRIA NO BRASIL POST

DIA DA VITÓRIA NO BRASIL  





DIA DA VITÓRIA EUROPÉIA

Em 8 de maio de 1945 , às 22h 43m nos subúrbios de Berlim o chefe do Estado Maior do Alto Comando Alemão , o mal. W.Keitel  assinou o Ato de Rendição Incondicional da Alemanha .

Este dia ( V-E Day abreviação em inglês  )foi considerado como a data formal do fim da II Guerra Mundial na Europa com a derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados ( entre os quais o Brasil , que combateu na Itália ).

Os Aliados haviam combinado  que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, preciptando as celebrações para o dia 8.

A povo russo soube da notícia pelo rádio às 22h de 9 de maio e a União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de Maio.

O Brasil celebra oficialmente o Dia da Vitória na Europa em 8 de maio .

DIA DA VITÓRIA SOBRE O JAPÃO

Dia V-J é a sigla em inglês para o dia 15 de Agosto de 1945, o dia da vitória sobre o Império do Japão.

Uma vez  que o Japão foi a última nação  do Eixo a render-se, esse foi o fim da Segunda Guerra Mundial.

Nos Estados Unidos o Dia V-J é comemorado em 14 de Agosto, devido à diferença da zona de tempo em que a notícia da rendição foi publicada .

A rendição formal japonesa,  teve lugar a bordo do navio de guerra USS Missouri na baia de Tóquio, em 2 de Setembro de 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário