domingo, 29 de abril de 2012

EXUPÉRY NO BRASIL POST

EXUPÉRY NO BRASIL



Antoine - de Saint-Exupéry ( 1900 - 1944) foi um escritor , ilustrador e piloto, francês ,celebrizado internacionalmene pelo seu livro “ O Pequeno Príncipe” (1945 ) .

Entre 1929 e 1930  Exupéry esteve possivelmente  em algumas cidades da costa brasileira , Natal , Recife, Salvador ,Vitória,Rio deJaneiro ,Santos e Florianópolis .



Naquela época Exupéry era piloto do correio postal francês Aéropostale, que operava entre Europa, África e América Latina , e morava em Buenos Aires, na Argentina.



Naquela época , os aviões tinham pouca autonomia de vôo e os aereportos daquelas cidades  brasileiras  eram pouso obrigatório das aeronaves  que transportavam o correio aéreo . As “escalas técnicas”  serviam para revisar , reparar e reabastecer as aeronaves e descanso   dos pilotos .  



Em Natal (RN) , diz –se  que  um centenário baobá , que ainda existe , situado na rua São José , teria inspirado o autor a incluir a espécie em “O Pequeno Príncipe”.



Foi encontrado  um trecho do manuscrito de “Voo Noturno” (1931), rabiscado num papel com a logomarca do hotel Itajubá, no Rio (que tinha  uma bela vista da Baía de Guanabara ) , onde  os pilotos da Aéropostale descansavam.

Parentes de pescadores que viviam na praia do Campeche em Florianópolis , contam que Exupéry ( chamado por eles de Zé Perri) ali caçava , pescava e se divertia em bailes durantes as escalas de vôo .

Durante a II Guerra Mundial , na noite de 31 de julho de 1944, em missão de observação  Exupéry  decolou de uma base aérea  Aliada na Córsega e jamais retornou ; recentemente, o piloto de caça alemão Horst Rippert assumiu ter abatido o avião por ele pilotado .




Nenhum comentário:

Postar um comentário