quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

TRACUNHAÉM , CHACINA DE 1574 - POST

TRACUNHAÉM , UMA CHACINA DE 1574




Um aventureiro mameluco ( mestiço de português com índio ) chega à aldeia potiguara do cacique Iniguassu , em Cupaóba ( atual Serra da Raiz ) no Brejo Paraibano , e é recebido com hospitalidade pelos silvícolas .

Ele se casa com uma das filhas de Iniguassu , índia de grande beleza,chamada Iratembé ( Lábios de Mel). O casamento é consentido , desde que o par permaneça na aldeia .

Numa ausência do cacique , o esposo resolve voltar ao seu lugar de origem e leva a índia consigo .

Iniguassu imediatamente envia dois de seus filhos a Olinda, em Pernambuco, para reclamar justiça. Por acaso encontraram em visita a Pernambuco, o governador do Brasil, Antônio Salema, que ordena a volta imediata da bela índia à casa do pai.

No retorno à Paraíba , os irmãos têm que pernoitar no Engenho Tracunhaém, próximo a Goiana (PE) do cristão-novo ( judeu convertido ao cristianismo ) português Diogo Dias ..





.


Quando surge o dia constata-se o desaparecimento da índia Iratembé , possivelmente sequestrada por Diogo Dias . Os seus irmãos reclamam sua entrega mas nada conseguem e retornam à aldeia de Cupaoba , sem a irmã .

Iniguassu ainda apelou para as autoridades , enviando emissários a Pernambuco , mas sem o menor sucesso desta vez .

Insuflados pelos franceses , com os quais mantinham realações cordiais , os chefes potiguaras se reúnem para executar uma vingança e mobilizam 2.000 guerreiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Os índios cercam o engenho e usam de um ardil : apenas poucos se deixaram notar para fazer crer que estavam em pequeno número ; quando os defensores do engenho saem para contra-atacar, são trucidados por uma multidão deles .

Todos os moradores do engenho - proprietários , colonos e escravos - são assassinados , sobrevivendo da família Dias , apenas dois que estão ausentes. Outros engenhos da Capitania de Itamaracá também são atacados e incendiados resultando em 614 mortes no total .

O massacre de Tracunhaém causou fortíssima comoção junto aos colonos do Brasil e à Corte do jovem Rei de Portugal , D.Sebastião .

A Tragédia / Chacina / Massacre de Tracunhaém , em 1574 precipitou a extinção da Capitania Real de Itamaracá que encontrava –se abandonada por seu donatário , dando lugar à Capitania Real da Paraíba , a qual só viria a ser instalada em 1585 .






Nenhum comentário:

Postar um comentário