segunda-feira, 30 de abril de 2012

HANS STADEN EM PERNAMBUCO

HANS STADEN



EM PERNAMBUCO



Hans Staden ( 1525 -  c. 1579) foi um marinheiro, aventureiro , mercenário e cronista alemão que por duas vezes em meados do séc. XVI , esteve no Brasil, onde participou  de combates nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente contra navegadores franceses traficantes de pau – brasil  e seus aliados indígenas.


A estada de Hans Staden em Pernambuco durante sua primeira viagem do Brasil  é pouco conhecida ,  eclipsada por  sua segunda visita quando ocorreram episódios  mais rocambolescos e portanto mais  notórios .

Hans Staden   partiu de Portugal  para a capitania de Pernambuco , onde chegou em 28 de Janeiro de 1548 , numa nau portuguesa enviada  para  recolher pau-brasil (Caesalpinia echinata),  combater  navios franceses que estivessem negociando   com os nativos,e  transportar degredados portugueses  para povoar a colônia.

O governador de Pernambuco, Duarte da Costa, que enfrentava uma revolta indígena na ocasião, pediu ajuda aos recém-chegados . Hans Staden e os demais rumaram para Igaraçu, próximo a Olinda, em um barco para auxiliar na luta. Igaraçu , sitiada por 8.000 índios  , estava  defendida por apenas aproximadamente 120 pessoas, às quais se juntaram os cerca de 40 marujos , incluindo Hans Staden. Depois de uma  luta feroz  e de um cerco prolongado no qual vieram a faltar víveres , os defensores conseguiram, afinal, vencer os indígenas.

Dias depois, enfrentaram na costa da Paraíba um navio francês que levou a melhor e, logo depois, retornaram à Europa , com a nau vazia , aportando em Lisboa no dia 8 de Outubro de 1548 .


PADRES VOADORES DO BRASIL

OS PADRES VOADORES



DO BRASIL



Na História do Brasil há dois jesuítas  cognominados  padres voadores”.

Um deles   foi  Leonardo Nunes ( 1490  1554)  um jesuíta português, vindo  para o Brasil na 1ª Missão chefiada por Manuel da Nóbrega em 29 de março de 1549, trazidos pelo 1º Governador Geral do Brasil – Tomé de Souza.

Leonardo Nunes atuou  em São Vicente (SP) onde foi o primeiro missionário , trazendo  para cá as primeiras noções da religião cristã e, com auxílio dos portugueses, edificou igreja e seminário .


Mais conhecido como “Abarebebê" ( padre voador ), nome dado pelos índios, justificado por uma capacidade incomum  a de estar em lugares diferentes , não importando a distância, em tempo considerado extraordinário por quantos o presenciaram . Para os silvícolas  não poderia haver outra explicação, senão  a capacidade de voar.

O outro “padre voador” foi Bartolomeu Lourenço de Gusmão, ( 16851724)  jesuita , cientista , inventor , nascido na capitania de São Vicente ( Santos , SP) . Em Lisboa ele pediu patente para um “instrumento para se andar pelo ar” – que se revelaria ser, mais tarde, o que hoje se conhece por aeróstato ou balão a qual foi concedida no dia 19 de Abril de 1709.  O invento, com formato de pássaro, ficou conhecido como “Passarola”.


CAFÉ E BRASIL ( 1 ) POST

O CAFÉ E O BRASIL  ( 1 )







O café está fixado no nosso imaginário popular como um dos ícones do Brasil , uma vez que , grande parte dos símbolos nacionais de poder no Império e inícios da República ostentavam a figura desta  rubiácea ( Coffea arabica ) .



Cultura de origem estrangeira  ,foi  somente em 1727 que o primeiro cafeeiro foi plantado no Brasil. .Naquele ano , o sargento-mor Francisco de Melo Palheta, a pedido do governador do Estado do Grão-Pará, lançou-se numa missão para conseguir mudas de café, produto que já tinha grande valor comercial. Na  Guiana Francesa  conseguiu se aproximar da esposa do governador da capital Caiena  e dela conseguiu  uma muda de café-arábico, que foi trazida clandestinamente para o Brasil.



 Essas sementes contrabandeadas mudariam a História do país. A economia brasileira até então  baseada na produção de açúcar nos Estados do Nordeste deslocou-se para o café, agora nos Estados do Sul, onde as sementes se adaptou melhor.

Das  plantações pioneiras em Belém na Região Norte,  as mudas foram usadas para plantios no Maranhão e na Bahia, na Região Nordeste

Como ali  as condições climáticas não eram favoráveis   entre 1800 e 1850, tentou-se o cultivo na Região Sudeste , no Rio de Janeiro,  São Paulo e Minas Gerais,  onde o sucesso foi total.

O negócio do café começou, assim, a desenvolver-se de tal forma que se tornou a mais importante fonte de receitas do Brasil e de divisas externas durante muitas décadas a partir da década de 1850.

Nas primeiras décadas do século 20, o Brasil era quase monopolista no mercado internacional de café e  a economia do Brasil se tornou totalmente dependente da sua exportação .

 O Estado de São Paulo, com amplas áreas de “terra roxa” (ideal  para o café), tornou-se o principal produtor e centro econômico e político  do país ;  os lucros do café  seriam  usados para financiar a industrialização do Estado. 

 O sucesso da lavoura cafeeira em São Paulo, durante a primeira parte do século XX, fez com que o Estado se tornasse um dos mais industrializados e ricos do país . Isto permitiu que vários fazendeiros indicassem ou se tornassem presidentes do Brasil (política do  café-com-leite,) - por se alternarem na presidência da República  paulistas e mineiros -  até que se enfraqueceram economicamente ( Grande Depressão de 30 ) e politicamente ( Revolução de 1930 ) .

domingo, 29 de abril de 2012

EXUPÉRY NO BRASIL POST

EXUPÉRY NO BRASIL



Antoine - de Saint-Exupéry ( 1900 - 1944) foi um escritor , ilustrador e piloto, francês ,celebrizado internacionalmene pelo seu livro “ O Pequeno Príncipe” (1945 ) .

Entre 1929 e 1930  Exupéry esteve possivelmente  em algumas cidades da costa brasileira , Natal , Recife, Salvador ,Vitória,Rio deJaneiro ,Santos e Florianópolis .



Naquela época Exupéry era piloto do correio postal francês Aéropostale, que operava entre Europa, África e América Latina , e morava em Buenos Aires, na Argentina.



Naquela época , os aviões tinham pouca autonomia de vôo e os aereportos daquelas cidades  brasileiras  eram pouso obrigatório das aeronaves  que transportavam o correio aéreo . As “escalas técnicas”  serviam para revisar , reparar e reabastecer as aeronaves e descanso   dos pilotos .  



Em Natal (RN) , diz –se  que  um centenário baobá , que ainda existe , situado na rua São José , teria inspirado o autor a incluir a espécie em “O Pequeno Príncipe”.



Foi encontrado  um trecho do manuscrito de “Voo Noturno” (1931), rabiscado num papel com a logomarca do hotel Itajubá, no Rio (que tinha  uma bela vista da Baía de Guanabara ) , onde  os pilotos da Aéropostale descansavam.

Parentes de pescadores que viviam na praia do Campeche em Florianópolis , contam que Exupéry ( chamado por eles de Zé Perri) ali caçava , pescava e se divertia em bailes durantes as escalas de vôo .

Durante a II Guerra Mundial , na noite de 31 de julho de 1944, em missão de observação  Exupéry  decolou de uma base aérea  Aliada na Córsega e jamais retornou ; recentemente, o piloto de caça alemão Horst Rippert assumiu ter abatido o avião por ele pilotado .




sexta-feira, 27 de abril de 2012

FERNÃO DE MAGALHÃES E O BRASIL

Fernão de Magalhães (14801521) foi um célebre navegador  português que  a serviço do rei de Espanha, planejou e comandou a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circunavegação do globo.

Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo no extremo Sul do continente Americano, a atravessar o estreito hoje conhecido como Estreito de Magalhães e a cruzar o Oceano Pacífico , que nomeou.

Fernão de Magalhães foi morto em batalha em Cebu, nas Filipinas , no curso da expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano até ao regresso em 1522

Poucos brasileiros  conhecem que Fernão de Magalhães esteve no Brasil ,  no Rio de Janeiro há 492 anos , no início de sua viagem .Este famoso navegador com sua frota de 5 navios e 234 homens aqui aportaram em 13 de dezembro de 1529 na segunda escala portuária após partir da Espanha  , para reabastecimento de víveres frescos , água potável , etc.

<><> <><>

O PREÇO DE SILVÉRIO DOS REIS POST

O PREÇO DE SILVÉRIO

DOS REIS



Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes ( 17561819) era Cel . Cmte.  do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Borda do Campo, contratador de entradas, fazendeiro e proprietário de minas . Devido aos altos tributos  cobrados pela Coroa Portuguesa, estava falido.  Por essa razão foi convidado  a participar da Inconfidência Mineira - a mesma motivação da maioria dos envolvidos.

A princípio, Joaquim Silvério dos Reis aceitou participar da conspiração  mas, diante da possibilidade de ter suas dívidas perdoadas pelo Fisco , resolveu delatar os demais inconfidentes.

Ganhou , por isso :

- 30 moedas de ouro

- o cancelamento de seu débito fiscal com a Corte

- cargo público de tesoureiro da bula de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro

- uma mansão como morada

- pensão vitalícia

-título de fidalgo da Casa Real

-fardão de gala e hábito da Ordem de Cristo

- uma recepção  pelo príncipe regente Dom João em Lisboa.

Após sua delação ,Silvério dos Reis teria  sofrido vários  atentados no Brasil e voltado a Portugal ( seu país de origem ) mas nunca desistiu de fixar residência no país onde construiu a imagem de Judas  que o perseguiu durante o resto de seus anos de  vida .

 Entre indas e vindas, retornou ao Brasil em definitivo quando da transferência da Corte Real portuguesa para a colônia, em 1808 . Faleceu em São Luís no Maranhão ( 1819 ) .

LIVRO DE CABECEIRA DE TIRADESNTES POST

O LIVRO DE CABECEIRA

DE TIRADENTES



Avisado sobre a Devassa ,  Tiradentes , que estava em viagem licenciada ao Rio de Janeiro , escondeu-se na casa de um amigo, mas  descoberto ao tentar fazer contato com Silvério dos Reis , foi preso .


Pouco antes de ser aprisionado deu uma cópia do um  seu livro de cabeceira a um companheiro para que o levasse a Minas Gerais para ser lido e divulgado pelos outros inconfidentes .


Este exemplar  havia sido levado ao Brasil em 1788 pelo também inconfidente  José Alves Maciel que o adquirira  em Birmingham  , Inglaterra .


A conspiração foi desmantelada , traída por Joaquim Silvério dos Reis em 1789 , ano da Revolução Francesa .


O  governador de Minas Gerais , Luís Antonio  Furtado de Mendonça , visconde de Barbacena , mandou abrir, em junho de 1789, a sua Devassa .


Os réus foram acusados do crime de "lesa-majestade" segundo o Auto da Devassa  da rainha D. Maria I de procurar por bens de um indivíduo que pudessem provar que o mesmo era um inconfidente (falta de fidelidade para com o rei ou, neste caso, a rainha).


O livro de cabeceira de Tiradentes  entregue aos juízes do processo como peça acusatória , e considerado subversivo  tinha por título :





“O Recueil des loix constitutives des Colonies Angloises Confédérées sous la


denomination d’Etats-Unis de la Amérique Septentrionale,


- uma tradução do inglês para o francês  da Constituição dos Estados Unidos .





Graças  à sua vitoriosa sublevação anticolonial, a América inglesa era uma referência, e os líderes do levante, Jefferson ,Washington e Franklin , eram admirados famosos e respeitados.





O texto em franês se explica porque   dos quase 3.000.000 de habitantes da Colônia , talvez nem mesmo 100 tivessem algum conhecimento de  inglês: tudo vinha diretamente da
França ou em francês .





Apenas dois exemplares teriam chegado ao Brasil Colonial, sendo que apenas  um sobreviveu e hoje é uma das raridades expostas no Museu da Inconfidência , em Ouro Preto .








quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIA DA VITÓRIA NO BRASIL POST

DIA DA VITÓRIA NO BRASIL  





DIA DA VITÓRIA EUROPÉIA

Em 8 de maio de 1945 , às 22h 43m nos subúrbios de Berlim o chefe do Estado Maior do Alto Comando Alemão , o mal. W.Keitel  assinou o Ato de Rendição Incondicional da Alemanha .

Este dia ( V-E Day abreviação em inglês  )foi considerado como a data formal do fim da II Guerra Mundial na Europa com a derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados ( entre os quais o Brasil , que combateu na Itália ).

Os Aliados haviam combinado  que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, preciptando as celebrações para o dia 8.

A povo russo soube da notícia pelo rádio às 22h de 9 de maio e a União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de Maio.

O Brasil celebra oficialmente o Dia da Vitória na Europa em 8 de maio .

DIA DA VITÓRIA SOBRE O JAPÃO

Dia V-J é a sigla em inglês para o dia 15 de Agosto de 1945, o dia da vitória sobre o Império do Japão.

Uma vez  que o Japão foi a última nação  do Eixo a render-se, esse foi o fim da Segunda Guerra Mundial.

Nos Estados Unidos o Dia V-J é comemorado em 14 de Agosto, devido à diferença da zona de tempo em que a notícia da rendição foi publicada .

A rendição formal japonesa,  teve lugar a bordo do navio de guerra USS Missouri na baia de Tóquio, em 2 de Setembro de 1945.

CASTRO ALVES POST

CASTRO ALVES



OS ANOS TRISTES DE CASTRO ALVES

Antônio Frederico de Castro Alves (18471871) foi um poeta brasileiro cujas  poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, razão  pela qual é chamado  "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta do  Condoreirismo ou condorismo uma parte de uma escola literária da poesia brasileira , marcada pela temática social e a defesa de idéias igualitárias.

Os infortúnios da sua saúde se iniciaram em 1863 , quando teve uma primeira hemoptise ( expectoração sanguínea através da tosse por hemorragia nos pulmões ) causada pela tuberculose ; tinha 16 anos .

Em 1868 , numa fatídica tarde de 11 de novembro, resolveu realizar uma caçada na várzea do Brás , em São Paulo e feriu  com um tiro acidental de espingarda o pé esquerdo .

Desse lastimável  acidente  resultou prolongado sofrimento e longa enfermidade, cirurgias, chegando ao Rio de Janeiro no começo de 1869, para salvar a vida, mas com o martírio de uma amputação de um pé  Os cirurgiões e professores da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Andrade Pertence e Mateus de Andrade, amputaram seu membro inferior esquerdo  , sem qualquer anestesia.

No dia 31 de outubro, assistiu a uma representação de sua amada Eugénia Câmara, no Teatro Fênix Dramática. Ali a viu por última vez, pois a 25 de novembro decidiu partir para Salvador. Mutilado pelo acidente e agredido pela inexorável tuberculose pulmonar  procurou o consolo e  apoio no seio   da família e os bons ares de Salvador . .

Em 6 de julho de 1871 ,  Castro Alves  faleceu  às três e meia da tarde, no solar da família no Sodré, Salvador , Bahia . Tinha apenas 24 anos ...


SILVA JARDIM E O VESÚVIO POST

SILVA JARDIM



E O VESÚVIO



Antônio da Silva Jardim (1860 - 1891) foi um advogado, jornalista e ativista político brasileiro , abolicionista e republicano .

Silva Jardim teve destacada participação  nos movimentos a favor da Abolição da Escravatura e Proclamação da República, e atuou particularmente no Rio de Janeiro,  na mobilização popular dos  seus ideais .

Candidatou-se ao Congresso no Distrito Federal e foi derrotado. Decidiu, então, retirar-se da política e viajar para o exterior para descansar,  conhecer gente nova e novos lugares e iluminar as idéias .

Aos 30 anos de idade, visitou Pompeia, na Itália e, desejou  visitar o vulcão Vesúvio , mesmo tendo sido avisado de que ele poderia entrar em erupção a qualquer momento .

Em 1º de julho de 1871 , acompanhado por um amigo e um guia ao escalar o vulcão  ,  o jornalista teria sido tragado  por uma fenda que se abriu no solo  do que se salvou , ferindo-se , seu companhiero  Carneiro de Mendonça,  auxiliado pelo guia local.

Curiosamente , Goethe em visita à Itália (1786 – 1788 ) após visitar Pompéia também escalou o Vesúvio , mas sem incidentes .

Para saber mais :

Vd. jornal "A Pátria Mineira", de 30 de julho de 1891,  de São João del Rei, acessível por meio do  Arquivo Público Mineiro .




GONÇALVES DIAS POST

GONÇALVES DIAS



A TRÁGICA MORTE DE UM POETA

Antônio Gonçalves Dias ( 1823 – 1864 ) foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo nascido no Maranhão .


Gonçalves  Dias escreveu as seguintes Obras primas :


O poeta voltou à Europa em 1862 para um tratamento de saúde mas  não obtendo êxito ,  regressou  ao Brasil em 1864 no navio Ville de Boulogne, que naufragou na costa brasileira . Salvaram-se todos, exceto o poeta , que foi esquecido agonizando em seu leito e se afogou. O acidente ocorreu nos baixios de Atins, perto da vila de Guimarães no Maranhão ( Lençóis Maranhenses ).




GUERRA DO PARAGUAI ( 2 )

GUERRA DO



PARAGUAI (2)



LOPEZ É MORTO POR CHICO DIABO

Na Guerra do Paraguai, o cabo brasileiro Chico Diabo ou José Franciosco Lacerda (1848 - 1893 ),  celebrizou-se por haver matado, na Batalha de Cerro Corá ( 1.3.1870 ) o ditador paraguaio Francisco Solano López , com um certeiro golpe de lança na virilha. O golpe foi aparentemente fatal, embora, na seqüência, o soldado gaúcho João Soares , tenha alvejado López com um tiro de revólver.

A lança usada pelo militar brasileiro no episódio encontra-se hoje no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

 O Imperador Dom Pedro não teria autorizado  que Chico Diabo Lacerda recebesse a medalha por bravura em combate do Exército Imperial porque temia que na Europa pensassem que Solano Lopez teria sido morto após ser detido .

Ao matar o ditador, Chico teria descumprido ordens  de Pedro II que determinavam que ele fosse capturado vivo. Mas alguns historiadores discordam   afirmando  que havia uma recompensa de cem libras de ouro para quem  matasse Lopez .

De qualquer modo , Chico Diabo recebeu como prêmio  cem  vacas e tomou ainda para si a faca de prata e ouro que López levava quando foi morto e na qual constavam, gravadas em ouro, as iniciais FL, coincidentemente as mesmas do seu nome , Francisco Lacerda ..


GUERRA DO PARAGUAI ( 1 )

GUERRA DO



PARAGUAI  (1)


UMA TRAGÉDIA DO PARAGUAI



A  Guerra do Paraguai (1864 – 1870 ) foi atribuída aos interêsses coloniais  de potências européias na região, dos quais Brasil e Paraguai,teriam sido meros joguetes , pois  os países das Américas eram meros “quintais” da poderosa  Europa .



Segundo outros historiadores atuais   o conflito   teria sido deflagrado pela ambição pessoal e pela loucura expansionista do marechal  Francisco López .



As trágicas e deploráveis conseqüências da aventura bélica de Solano López são bem conhecidas.



O Paraguai  começou a guerra com um formidável exército de 50.000 homens, o mais poderoso da América Latina. Cinco anos depois, suas forças armadas não passavam de uma legião de adolescentes e crianças famintos e maltrapilhos, massacrados  com facilidade e impiedosamente  pela artilharia da Tríplice Aliança .



No início da guerra, o Paraguai tinha uma população de 525.000 almas. Quando a paz foi assinada , sobravam 221.000 paraguaios dos quais apenas 28.000 eram homens. O país precisou de três gerações para recompor sua população.



A derrota marcou uma inflexão  decisiva na História do Paraguai, tornando-o um dos países menos desenvolvidos  da América do Sul, devido ao seu decréscimo populacional, ocupação militar por quase dez anos, pagamento de pesada indenização de guerra ( no caso do Brasil , até a Segunda Guerra Mundial ).



O Paraguai  perdeu de praticamente 40% de seu território para o Brasil e Argentina, e por décadas, manteve-se sob  hegemonia brasileira .


quarta-feira, 25 de abril de 2012

DELMIRO GOUVEIA , ASSASSINADO POST

 DELMIRO GOUVEIA ,

ASSASSINADO



Delmiro Gouveia, ( 1863 - 1917 ) , um industrial nordestino  brasileiro, foi um dos pioneiros da industrialização do país, e da utilização  do seu potencial hidroelétrico.

Em 1899 , Delmiro inaugurou em Recife o primeiro shopping center do Brasil, o Derby, um centro comercial e de lazer com mercado, hotel, cassino, velódromo, parque de diversões e loteamento residencial .



Em  1913 , Gouveia construiu a primeira hidrolétrica do Brasil, uma usina com potência de 1.500 HP, na queda de Angiquinho,  no rio São Francisco , onde surgiria apenas em 1950 o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

Em 1914 , fundou a Companhia Agro Fabril Mercantil, a primeira na América do Sul a fabricar linhas para costura e fios para malharia.

Com preços muito inferiores aos  das "Linhas Corrente", produzidas na Inglaterra pela Machine Cotton, que até então monopolizava o mercado de linhas de costura em toda a América Latina, logo conquistou  o mercado brasileiro, e amplas fatias dos consumidores latinoamericanos.

O  conglomerado inglês Machine Cotton, obviamente  tentou por todos os meios comprar a fábrica de Delmiro Gouveia que insistentemente negou –se a fazê-lo .

Por motivos políticos e questões de terras, Delmiro Gouveia entrou em conflito com vários “coronéis” da região . “Coronel”,  aqui , não é  uma patente militar  mas se refere a um chefe político influente  de uma certa região e que geralmente era dono de terras ou comerciante.

Em 10 de outubro de 1917 , Delmiro Gouveia foi misteriosamente  assassinado em Vila de Pedra (Alagoas) município que hoje tem seu nome, aos 54 anos de idade , no terraço da sua casa . Os mandantes do crime jamais foram identificados ...

Seus herdeiros, não resistindo às pressões da Machine Cotton, venderam a fábrica à empresa inglesa , que mandou destruir as máquinas, demolir os prédios, e lançar os maquinários e escombros nos penhascos do  rio São Francisco , livrando-se assim de uma incômoda concorrência .